As atividades de administração geral dos PPG tiveram início em 1974, com a criação da “Coordenadoria Geral de Pesquisa”, e em 1975, com a inclusão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) no novo Estatuto da UFRPE (Resolução 95/1975, 08/09/1975). Fica, portanto, criada a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFRPE, cujas atividades iniciaram em 1976.

Ao longo dos anos, o resultado das politicas institucionais de estímulo para a capacitação de professores e contratação de doutores na UFRPE possibilitou o crescimento considerável no número de PPG na UFRPE, sendo criados 13 PPG no período de 2001 a 2009, e 21 PPG no período de 2010 a 2019. Atualmente  a UFRPE possui 42 PPG.

Além do crescimento no número de PPG, observou-se na UFRPE a consolidação dos PPG, resultado dos projetos institucionais de apoio às atividades de pesquisa e pós-graduação, e do aumento considerável nas notas obtidas pelos programas nas avaliações realizadas pela CAPES. Assim, em 2017, a UFRPE obteve os primeiros PPG avaliados com Nota 6, considerados de Excelência Internacional (Engenharia Agrícola e Entomologia).

Os principais Programas Institucionais implementados pela PRPG, com o objetivo de consolidar os PPG estão listados abaixo:

Programa de Excelência da Pós-Graduação (PEPG)

A UFRPE atualmente conta com dez PPG consolidados, sendo oito programas com nota 5 e dois programas com nota 6, considerados de excelência, segundo os critérios de avaliação da CAPES e também vários Programas em fase de consolidação.

A Reitoria e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, cientes da necessidade de apoiar o avanço na qualidade dos PPG e suas notas/conceitos na CAPES, criaram o Programa de Excelência da Pós-Graduação (PEPG) que tem por objetivo apoiar os PPG Stricto Sensu da UFRPE a buscarem a consolidação em suas atividades de pesquisa e ensino, contribuindo para a formação de recursos humanos altamente qualificados para o país. Além disso, o PEPG objetiva elevar a inserção internacional dos PPG, bem como aumentar a inserção nacional e representatividade da UFRPE nos conselhos decisórios da educação, ciência e tecnologia do país. O Programa também terá como objetivo valorizar o reconhecimento acadêmico nos mais diversos segmentos da UFRPE e discutir junto à comunidade acadêmica as metas a serem buscadas em longo prazo, por meio do Planejamento Estratégico da Pós-Graduação na UFRPE. O PEPG conta com ações para atingir os objetivos pretendidos. Essas ações estão descritas a seguir.

Programa de Monitoramento e Acompanhamento de Indicadores da Pós-Graduação

Visando consolidar os PPG, este sub-programa objetiva elevar a qualidade da Pós-Graduação Stricto Sensu da UFRPE. Para tal, são levantados os indicadores acadêmicos de cada PPG em planilhas cuidadosamente elaboradas, seguindo critérios das diferentes áreas de avaliação da CAPES. Em seguida, são formadas comissões compostas por participantes externos à UFRPE, preferencialmente pesquisadores que tenham participado dos comitês de avaliação da CAPES. Estas comissões são formadas obedecendo às áreas e níveis dos PPG a serem avaliados e, em conjunto com o corpo docente do Programa, propōem metas intermediárias a serem alcançadas pelo PPG. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) provem mecanismos complementares, objetivando o cumprimento das metas. A PRPG envida esforços no sentido de apoiar com recursos materiais e/ou humanos para que os PPG que atingirem as metas planejadas.

Em dezembro de 2019, com o incentivo da CAPES, a PRPG implementou um novo processo de autoavaliação na pós-graduação, visando auxiliar na avaliação externa e subsidiar o planejamento estratégico dos PPG. 

Os resultados da autoavaliação produzem informações que poderão conduzir à elaboração de planos de melhorias para
 a Política de Pós-Graduação da Universidade, à melhoria da qualidade do ensino da pós-graduação e da qualidade dos PPG, de forma a atender às suas especificidades.

Programa de Inserção Internacional da Pós-Graduação

Este Programa objetiva elevar a inserção internacional de PPG´s, principalmente os já consolidados. Para os PPG´s com nota 5 ou superior foi aprovada a resolução do CEPE 214/2012, que regulamenta o custeio de missões anuais de trabalho pela PRPG. Essas missões têm como objetivo intensificar as ações de cooperação internacional desses programas. Após o término da missão, os participantes terão de enviar alunos pelo Programa PDSE/CAPES, ou equivalente, para as instituições visitadas e/ou submeterem projetos de cooperação acadêmica em conjunto com a instituição estrangeira visitada. Missões subsequentes ocorrerão após o cumprimento das metas da missão anterior. A primeira missão de trabalho ocorreu em novembro de 2012, onde cinco Programas com nota 5 da UFRPE visitaram a Texas A&M University, College Station, TX. Outras missões foram apoiadas pela UFRPE.

Em 2018 a UFRPE aprovou o projeto no Programa Institucional de Internacionalização – PrInt, financiado pela CAPES, com duração de 4 anos (2019-2022). Devido à pandemia causada pela COVID-19, este projeto foi prorrogado até 2024. Desde o inicio, o Programa CAPES/PrInt/UFRPE tem lançados editais e aprovado inúmeras propostas para Professor Visitante do Exterior (PVE); Professor Visitante no Exterior (PVnE), nas categorias Sênior e Júnior; Missōes de Trabalho no Exterior (MTE); Doutorado Sanduiche no Exterior (PDSE); e Jovens Talentos com Experiência no Exterior (JTEE).

Programa de reconhecimento acadêmico

Este Programa objetiva o reconhecimento acadêmico de docentes e discentes da UFRPE, por meio de concessão de certificados e/ou premiações como:

 
Prêmio de Teses e Dissertações Prof. Dárdano de Andrade Lima (Resolução CEPE do 25/2013) reconhece anualmente o mérito acadêmico das melhores Teses e Dissertações dos PPG Stricto Sensu da UFRPE.

Programa de Inserção Nacional da Pós-Graduação da UFRPE

Este Programa tem por objetivo elevar a inserção nacional da Pós-Graduação da UFRPE. Para isso, a PRPG, conjuntamente com a comunidade acadêmica da UFRPE, convidar gestores de Ciência e Tecnologia do Brasil, bem como pesquisadores de renomada reputação para proferir palestras em seminários amplamente divulgados na comunidade acadêmica.

Programa de Planejamento Estratégico da Pós-Graduação da UFRPE

Este Programa tem por objetivo realizar o planejamento estratégico da Pós-Graduação na UFRPE, com uma visão de longo prazo. Em parceria com a Pró-Reitoria de Planejamento, foram elaborados a Missão, Visão e Valores da Pós-Graduação da UFRPE, tendo em vista os anseios da sociedade e da comunidade acadêmica. Na ocasião, foram identificados e pactuados um conjunto de indicadores e metas que serão monitorados por um comitê de acompanhamento institucional.

Programa de Apoio à Estrutura Laboratorial dos PPG

A PRPG poderá apoiar Laboratórios vinculados aos PPG, por meio de edital específico, objetivando consolidar a estrutura de pesquisa dos PPG, bem como aumentar a eficiência do uso desses laboratórios. O apoio se dará pela aquisição de reagentes e materiais de pesquisa para os Laboratórios, que, por sua vez, terão que prestar serviços de análises para a comunidade acadêmica da UFRPE. Esse edital está sujeito à disponibilidade orçamentária da PRPPG.