Publicado em 08/Oct/2021

O Comitê Nobel de Física citou trabalhos de dois professores da UFRPE na outorga do Prêmio Nobel de Física 2021. Concedido aos cientistas Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi, foram citados artigos dos professores Albert Reyna e Iván René González, das Unidades Acadêmicas do Cabo de Santo Agostinho (UACSA) e de Belo Jardim (UABJ) da UFRPE respectivamente.

Os trabalhos dos pesquisadores estão na referência 34 - González, I.R.R., Raposo, E.P., Macêdo, A.M.S. et al. 2018. Coexistence of turbulence-like and glassy behaviours in a photonic system. Sci. Rep. 8, 17046 - e na de número 74 - Moura, A., et al. 2017. Replica Symmetry Breaking in the Photonic Ferromagneticlike Spontaneous ModeLocking Phase of a Multimode Nd:YAG Laser, Phys. Rev. Lett. 119, 163902.

O prêmio foi anunciado no último dia 5/10 pelo Comitê Nobel de Física da Academia Real das Ciências da Suécia, que, além de divulgar os vencedores,  lançam extenso documento justificando a láurea e citando trabalhos relevantes associados à área.

Albert Stevens Reyna Ocas - Possui graduação em Fisica pela Universidad Nacional Del Callao (Lima/Perú 2010), mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2012), doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2017) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Física, com ênfase em óptica não linear, atuando principalmente nos seguintes temas: espectroscopia não linear, fotônica, lasers aleatórios, processos não lineares de altas ordens e sólitons ópticos.

Iván René Roa González - Possui graduação em Licenciatura em física - Universidad Distrital Francisco José de Caldas (2009), mestrado em Ciencias-física - Universidad Nacional de Colombia - Bogotá (2013), doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (2017), e pós-doutorado da Universidade Federal de Pernambuco (2017-2021) . Atualmente é professor adjunto A, dedicação exclusiva da Universidade Federal Rural de Pernambuco na Unidade Academica de Belo Jardim (UABJ). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente em modelação de sistemas desordenados na escala mesoscópica.

Confira o documento anexo abaixo.

Documento: